segunda-feira, 18 de outubro de 2010

                            evolução

Hoje vou explicar e evolução dos cachorros – do lobo até o cachorro doméstico que conhecemos – e como algumas raças foram prejudicadas pela ação do homem.
Os cães são da família dos lobos, mas mesmo isso são companheiros e melhores amigos.
De modo geral, o homem tentou aperfeiçoar e embelezar as raças, mas isso resultou numa explosão de doenças genéticas mas mesmo com isso eles são ainda não dispensáveis.
Alguns comportamentos dos cães. Trazer as coisas de volta é explicado pelo instinto predador do lobo. Os cães gostam de correr atrás das coisas e trazer de volta, como se estivesse levando comida para a matilha. O xixi no poste também tem explicação científica. O objetivo de urinar com a perna levantada é fazer com que a urina fique na altura do focinho de outros cães. É assim que os lobos demarcam o território. O famoso beijo de cachorro, aquelas lambidas que os cães gostam de dar no nosso rosto, tem a explicação mais curiosa em minha opinião. O instinto do cão pede para  você regurgitar comida pra ele, isso por que os filhotes de lobos comem comida regurgitada pela mãe. Isso também explica por que alguns cães comem o próprio vómito.
Nossa paixão por cachorros também é explicada quando brincamos com eles, nosso corpo libera ocitocina, o mesmo hormônio que nos faz amar as crianças. Este dado só reforça algo que sempre digo aqui na Bicharada, os animais nos tornam mais humanos.



Um comentário:

  1. Excelente postagem, Bruno. Começou bem. Só aconselho a mudar a cor da fonte porque ficou muito claro, tornando a leitura mais difícil.

    Escolha uma fonte de cor escura. Também, coloque um título na postagem.

    Prof Fernando

    ResponderExcluir